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O que é portaria remota, para que serve e o que é preciso para implementar?

Cada vez mais procurada, a portaria remota é um tipo de serviço prestado por empresas especializadas em atendimento e segurança, que automatiza o acesso de moradores e visitantes e faz o monitoramento de entradas e saídas. Mas, como ela funciona? Vamos lá: os serviços de atendimentos realizados tradicionalmente em condomínios pelos porteiros passam a ser realizados à distância. Ou seja, deixa de haver um funcionário presente no local. Em outros termos, o visitante conversa com alguém que está em ambiente remoto fazendo o atendimento do telefone e conversando com o morador. Daí o nome portaria remota.

Para que não haja confusão, note que o princípio é o mesmo do modelo de portaria tradicional, mas com a diferença de que o monitoramento é realizado de maneira remota e automatizada. E isso inclui todas as atividades previstas, as quais seriam de responsabilidade de um porteiro no sistema presencial. Para desmistificar de uma vez por todas o funcionamento, disponibilizamos uma série de informações esclarecedoras e que vão ajudar na tomada de decisão pela implantação da portaria remota. Acompanhe!

COMO É ATUALMENTE NOS PRÉDIOS?

Ainda que haja uma preocupação enorme por parte da gestão condominial em todo o país, resiste-se muito em investir na segurança com portaria remota, por desconhecimento. Ou seja, muitos condomínios ainda operaram da maneira clássica: com os porteiros monitorando a entrada e a saída das pessoas.

Mas, por que isso ocorre? Por várias razões, dentre elas a ausência de uma análise criteriosa de custos em curto, médio e longo prazos. Além disso, aquele que “sabe os nomes de todos os moradores”, continua alimentando uma questão afetiva. Todavia, não se pode brincar com a possibilidade de que um criminoso renda um morador e invada os apartamentos em busca de algo de valor.

COMO FUNCIONA A PORTARIA REMOTA?

Primeiro, é preciso destacar que portaria remota oferece muito mais segurança aos moradores, já que o local é vigiado constantemente.  Isso se deve à implementação do sistema de câmeras, de interfones e de todo aparato eletrônico para controle de acesso, através dos quais a central remota consegue identificar e executar toda a gestão de solicitações de entrada no condomínio.  

Ao chegar à portaria, o visitante aciona o interfone e a chamada segue direto para um atendente na central de atendimento. Ele se ocupa com a identificação da pessoa, com a comunicação com o morador e de acordo com o aval permite ou não a sua entrada. Aqui, é possível que o morador envie uma mensagem antecipada para a portaria remota, liberando a entrada do visitante assim que ele chegar. Caso isso não ocorra, o morador é acionado via interfone, celular ou via mensagem enviada ao aplicativo do sistema da portaria. A tecnologia pode variar de acordo com o fornecedor do serviço e do fabricante dos equipamentos e sistemas.

Destaca-se que a entrada dos moradores é totalmente automatizada nessa modalidade. E para aderir ao sistema, existem muitas opções oferecidas pelo mercado, dentre as quais estão os interfones com senhas individualizadas, TAGs, cartões de acesso eletrônicos, biometria, entre outros.

E SE…?

Veja que muitos na hora de escolher se implementam ou não a portaria remota, têm dúvidas que são bastante pertinentes. Por exemplo: e se a energia acabar de repente? E encomendas, como recebê-las? E se o leitor não identificar o morador, a quem devemos recorrer? E a central, se ela precisar de comunicação com o morador, como isso é feito?

Pois bem, a implantação de uma portaria remota é totalmente segura e pensa em todos esses pormenores levantados. A primeira questão é que os condomínios, de maneira geral, precisam manter um gerador ou no-break de energia destinado à manutenção do funcionamento da portaria, em situação de queda de luz. Além disso, é importante ter um procedimento de segurança que sirva para desativar o sistema, se houver a necessidade de abertura dos portões.

Quanto às encomendas ou sistema de delivery, a central sempre deve ser orientada para que os produtos sejam destinados ao zelador do prédio, mas se houver algum impedimento, apenas os moradores é que poderão receber quaisquer tipos de entregas. Há alguns sistemas que já são integrados com os Correios, permitindo que eles mesmos façam a entrega no armário inteligente e o morador retire sua encomenda posteriormente.

Agora, se por alguma razão, o leitor (TAGs, senha ou cartão) não identificar o morador, ele deverá acionar diretamente a central pelo interfone da sua casa ou do apartamento.

No momento da implantação da portaria remota, todos já são orientados que, por interfone, ocorre a comunicação entre moradores e a empresa. Ela também poderá acontecer por meio de aplicativos disponibilizados pelos desenvolvedores de software para portaria remota.

VANTAGENS

A portaria remota traz muitas vantagens, entre elas as duas mais significativas são a redução do custo mensal da portaria e o aumento da segurança do condomínio. Ao fazer a contratação especializada no serviço, a empresa é quem será a responsável pela disponibilização de todos os equipamentos como câmeras, interfones, conexões de rede, sistemas de interfonia, geradores ou nobreaks, bem como a manutenção deles. Vale reforçar que tudo isso está embutido na mensalidade da prestação de serviço.

Além disso, há um monitoramento 24 horas por dia, o que nem sempre com um porteiro tradicional seria possível de ser alcançado. Outros pontos relevantes são:

  • redução na taxa condominial;
  • eliminação de encargos trabalhistas e, consequentemente, ações trabalhistas;
  • backup no registro de segurança;
  • menores desgastes de gestão de recursos humanos por parte do síndico.

COMO A UTECH PODE TE AJUDAR NA PORTARIA REMOTA?

A uTech é referência no mercado de tecnologia. Fabricamos equipamentos que podem te ajudar no processo de implementação de comunicação remota e controle de acesso. A uTech fornece soluções tanto para a central de atendimento remoto quanto para o condomínio.

1) SOLUÇÕES PARA A CENTRAL DE ATENDIMENTO REMOTA

PABX IP

O PABX IP é uma central telefônica que recebe as chamadas dos interfones de todos os condomínios, centralizando o atendimento. Desta maneira, um operador consegue atender a diferentes unidades, diminuindo custos operacionais na prestação dos serviços de segurança e controle de acesso. Ele ainda permite integração com qualquer fabricante de software de portaria remota via API aberta e gratuita.

2) SOLUÇÕES PARA OS CONDOMÍNIOS

GATEWAYS ANALÓGICOS

A uTech fabrica os melhores gateways analógicos VoIP para portaria remota. Eles integram a central de interfones analógica existente no seu condomínio à tecnologia voz sobre IP (VoIP), permitindo comunicação da central remota com os interfones da portaria e dos apartamentos. Substituindo os tradicionais ATA do condomínio, os nossos gateways agregam funcionalidades, aumentam a robustez e a qualidade das ligações, e ainda geram redução de custos para a empresa que presta o serviço. Fabricamos diversos modelos, para adequar da melhor maneira possível às necessidades de cada projeto.

3) INTERFONES IP

Os interfones da uTech são dispositivos inteligentes, que permitem comunicação de voz, mas também controle de acesso integrados em um único equipamento. Eles possuem leitores de Tag/Cartão, QR Code, Biometria, Teclado Numérico, os quais facilitam o acesso de moradores e visitantes. Ainda possuem um exclusivo sistema de vocalizações, que orientam o usuário no acesso. Contam com a função de intertravamento de portas em clausuras, que permitem aos usuários a abertura de uma porta apenas quando a outra estiver fechada, sem necessidade de mais equipamentos.

4) INTERFONE IP PREMIUM

A nova proposta em interfonia IP se destaca por sua beleza e robustez, ideal para clientes com alto nível de exigência. Além disso, ele é uma versão completa e passa a incluir a câmera para monitoração de vídeo. O Interfone Premium IP uTech ainda traz a opção de ter uma capa protetora robusta. Tudo vai depender da necessidade do local.

5) LEITOR IP

O leitor IP MLI faz controle de acesso para condomínios e empresas. Facilitando a gestão de acessos, ele possui base de dados interna, assim como pode ser integrado a sistemas de terceiros via API. É um leitor com biometria, QR Code, MIFARE (Tag/Cartão), NFC, receptor para controle remoto. Além disso, ainda se integra com aplicativo para celulares. Ele tem um relé que permite acionamento de portas, portões, cancelas, bombas ou outros. Possui conectividade via rede RS-485 e Wi-Fi, permitindo conexão via hotspot para configuração.

6) PLACA CONTROLADORA MULTIFUNÇÃO

O MCP é uma robusta placa controladora com várias funcionalidades integradas em um único hardware. Ele é ao mesmo tempo uma central de interfones para o condomínio, um gateway analógico, permite fazer automações, faz controle veicular, é uma central de alarmes, é compatível com aplicativo para condomínios EasyKey e integra-se com atendimento de portaria remota.

7) EASYKEY

Um outro dispositivo de controle de acesso é o aplicativo EasyKey, cuja aplicação funciona como uma chave virtual para os moradores. Com ele, torna-se desnecessário interagir com o interfone. Em caso de uma gestão condominial, o aplicativo permite o monitoramento remoto de portas e de acessos. Nosso aplicativo está disponível para as versões Android e iOS.

COMO SABER QUAL É A MINHA NECESSIDADE?

Cada condomínio apresenta particularidades, e nesse caso, a tecnologia é a grande aliada no momento de buscar os melhores recursos para os segmentos. Por isso, procure a uTech para soluções na área de implementação de produtos de segurança, que ajudaremos o melhor para o seu empreendimento. Surpreenda-se, contate-nos por telefone ou whatsapp no (48) 3333-4840.

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