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Gravação de chamadas telefônicas na empresa: o mito do alto custo

A gravação de chamadas telefônicas nas empresas é uma funcionalidade vital para armazenar conversas, fazer conferências futuras, ter segurança operacional, ou até por norma. No entanto, há uma falsa impressão de que a implantação dessa tecnologia tem um alto custo para as empresas. Pelo contrário, está cada vez mais acessível e fácil contar com o sistema, sem a necessidade de instalação de qualquer tipo de software para gestão das chamadas.

Em outras palavras, você não precisará mover uma montanha dentro da sua empresa para fazer a gravação das ligações. Isso porque a tecnologia atual é totalmente adaptável ao contexto de cada organização. Por exemplo, há gravadores que são compatíveis com qualquer central telefônica disponível no mercado.

Uma das soluções que têm ganhado destaque no mercado é da uTech, que oferece gravadores homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Além disso, o serviço pode ser contratado em servidor próprio da empresa com software embarcado ou pode ser virtualizado na própria infraestrutura do cliente. 

Neste texto, vamos falar um pouco mais sobre as vantagens da gravação de chamada telefônica na empresa, quais as características dessa tecnologia e dar mais detalhes sobre as soluções encontradas no mercado.

Boa leitura!

Por que é importante fazer gravação de chamadas telefônicas

Para evitar abusos e proteger os consumidores, em 2008 passou a valer o Decreto nº 6.523, que regulamentou os serviços de atendimento ao consumidor, os conhecidos SACs, por telefone. A medida obrigou, em alguns casos, que sejam feitas gravações de ligações telefônicas entre empresas e clientes. Na prática, a orientação envolve empresas prestadoras de serviço do setor de telecomunicações, planos de saúde, bancos, companhias aéreas, entre outras.

Apesar da aprovação do decreto federal, a gravação de chamadas telefônicas na empresa pode ser muito vantajosa em qualquer segmento. Nesse caso, os benefícios da gravação favorecem tanto as empresas como os próprios clientes.

No entanto, é preciso lembrar que a gravação telefônica só é autorizada com a anuência das empresas e dos clientes. Em outras palavras, é necessário que, durante a chamada, o cliente seja informado sobre a gravação. Além disso, é preciso que seja gerado um número de protocolo da gravação.

Vantagens da gravação de chamadas

Abaixo listamos alguns dos principais benefícios da gravação de chamadas telefônicas na empresa.

  • Prova em ações judiciais: resguardo jurídico em possíveis ações tanto da parte da empresa como do consumidor;
  • Gestão do desempenho: a gravação permite à empresa identificar falhas e melhorar a operação, e assim obter mais qualidade no atendimento;
  • Monitorar a satisfação do cliente: com a gravação é possível obter o feedback dos clientes quanto a serviços e produtos oferecidos;
  • Segurança: com a gravação, o consumidor sente-se mais confiante no atendimento, além de perceber mais profissionalismo.

Tecnologia facilita a gravação com baixo custo

Agora que você já conhece mais sobre as vantagens da gravação de chamadas telefônicas na empresa, é preciso dizer que esse recurso está mais acessível do que há alguns anos. Isso porque os avanços tecnológicos no desenvolvimento de sistemas e de telecomunicação reduziram os custos de implantação e manutenção da ferramenta nas centrais telefônicas. Portanto, há um mito de que a contratação deste tipo de serviço é de alto custo.

Para você ter uma ideia, em relação à tecnologia ofertada pela uTech, por exemplo, o gravador é compatível com qualquer central telefônica disponível no mercado. Além disso, o equipamento tem integração via protocolo CSTA com os PABX para busca de informações. O serviço pode ser adquirido em servidor da uTech com software embarcado ou virtualizado na infraestrutura da empresa cliente. Tudo isso com a garantia de homologação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Além disso, a interface do sistema de gravação 100% web, ou seja, sem a necessidade de instalação de qualquer tipo de software adicional. 

A tecnologia da uTech tem a capacidade de fazer gravações de chamadas de:

  • Troncos E1 (R2/ISDN/SIP);
  • Troncos SIP;
  • Ramais HFA da Siemens/Unify;
  • Ramais com Built-in Bridge (BiB) da Cisco;
  • Linhas analógicas;
  • Ramais analógicos;
  • Chamadas para celulares via GSM.

Outra característica marcante dessa tecnologia de gravação de chamadas é o backup automático e programável dos dados. Nesse caso, há diversas formas de realizar o backup, em um HD externo ou em servidor de rede:

  • CIFS (Common Internet File System SAMBA)
  • NFS (Network File System)
  • SSH (Secure Socket Shell)
  • Amazon AWS

Diferenciais da gravação telefônica com tecnologia de ponta

Entre as soluções de gravação de chamadas telefônicas na empresa disponíveis no mercado, o serviço oferecido pela uTech ganha destaque. Entre os diferenciais, o sistema permite monitorar chamadas em tempo real, com escuta silenciosa, e também a função “sussurro”, com a possibilidade de injeção de áudio na chamada.

O sistema oferecido pela uTech também tem a capacidade de realizar a interceptação automática de chamadas, quando programado número de origem/destino para algum celular, telefone fixo ou ramal interno de uma empresa. 

Confira abaixo outros diferenciais:

  • Bloqueio de gravações para determinados ramais, ou seja, para de gravar quando alguma chamada vai para os ramais configurados, mantendo a privacidade desejada;
  • Envio de notificações por e-mail e por SMS quando determinado número liga, quando determinado ramal recebe ligação ou quando alguém liga para determinado número/ramal;
  • Relatórios de chamadas, troncos, ramais e interceptações;
  • Agenda integrada para gestão de contatos, indicando os nomes dos contatos nos relatórios.

Gravação de chamadas eletrônicas na empresa: ficou alguma dúvida?

Agora você já sabe alguns dos pontos mais importantes sobre a gravação de chamadas telefônicas na empresa e como essa tecnologia pode ser acessível a organizações de qualquer porte. Como você pode ver, o custo não é mais um impedimento para a contratação deste tipo de serviço em uma empresa. Além disso, está cada vez mais facilitada a instalação do sistema, assim como o backup.

Tem mais alguma dúvida sobre a gravação de chamadas telefônicas? Deixe nos comentários.

Acompanhe mais conteúdo sobre soluções para telecomunicações e segurança para controle de acesso no blog da uTech.

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