fbpx

Você já ouviu falar em portaria mobile? Ela transforma o atendimento da interfonia coletiva em um sistema muito simples, ligando o interfone do condomínio diretamente ao celular de cada morador via aplicativo. Pode parecer algo distante da realidade do seu prédio ou algo muito avançado, mas isto já funciona e é a tendência para os condomínios obterem autonomia, economia e agilidade.

O que é a Portaria Mobile?

É um sistema de controle de acesso de moradores e atendimento autônomo a visitantes em condomínios, em que o próprio morador atende e libera o acesso de visitantes, tudo pelo próprio celular. Assim, não é necessário um porteiro físico no condomínio nem atendimento remoto, aumentando a autonomia, agilidade e reduzindo custos operacionais.

Principais Funcionalidades da Portaria Mobile

  • Permite atender um visitante com vídeo-chamada diretamente no aplicativo do morador, como se fosse uma ligação de Whatsapp;
  • Pode ligar simultaneamente para o aplicativo celular e também para o interfone do apartamento, e quando o primeiro atender, para de tocar no outro;
  • Não depende de utilização de softwares de controle;
  • Controle de acesso do morador via biometria, tag, cartão, aplicativo, QR Code ou senha;
  • Aplicativo celular para atendimento de chamadas e liberação de portas;
  • Relatório de entradas e saídas de moradores e visitantes via aplicativo, por período;
  • Controle de eclusas no condomínio usando apenas dois interfones, sem necessidade de outros equipamentos;
  • Controle de acesso veicular pode ser integrado à solução.

Outras Vantagens da Portaria Mobile

  • Autonomia total ao síndico e aos moradores, com gestão completa via aplicativo;
  • Acessível a todo porte de condomínio, pois tem baixo custo de implantação;
  • Economia com despesas de pessoal, propiciando rápido retorno sobre o investimento (ROI);
  • Mensalidade de serviço com custo reduzido;
  • Redução do condomínio dos apartamentos;
  • Transparência nos registros de acessos.

Como Funciona o Atendimento de Visitantes na Portaria Mobile

Por meio da tecnologia e equipamentos de empresas especializadas como a uTech, os condôminos podem fazer a comunicação com os visitantes através de um aplicativo no próprio celular, por meio de um interfone IP instalado nas portas de entrada da rua e dos blocos. 

A portaria mobile permite que os moradores liberem os acessos de visitantes de maneira autônoma e exclusivamente pelo celular, ou seja, sem a obrigatoriedade de interfones físicos nos apartamentos.

Na prática, quando um visitante precisa entrar no condomínio, vai digitar o número do apartamento no interfone da rua e o alerta da chamada vai para o aplicativo no celular do condômino. A partir daí, na palma da mão, é possível fazer o atendimento da chamada com vídeo e comandar a abertura da porta.

Cada morador tem um número para contato, que é o número do bloco + apartamento. Assim, o visitante liga direto para o morador que quer falar. Na prática, funciona assim:

  1. O visitante chega e digita o número do bloco e do apartamento;
  2. O sistema cloud da uTech manda a notificação tipo push para o aplicativo do morador que foi digitado;
  3. O aplicativo EasyKey da uTech toca por um tempo no celular do morador, até ele atender, silenciar ou passar o tempo para a chamada ser atendida;
  4. Se o morador atender, o aplicativo se conecta ao interfone e abre a vídeo-chamada. Assim, o morador vê, conversa com seu visitante e pode liberar o acesso;
  5. Se o morador não viu a chamada ou não atendeu, a notificação fica registrada. Quando clicar nesta notificação a qualquer momento, o aplicativo EasyKey se conecta ao interfone e o morador pode ver se ainda tem alguém aguardando para ser atendido.

Veja uma demonstração no vídeo abaixo:

Se precisar falar com o zelador, é fácil também: tem o botão de portaria do interfone que encaminha a chamada direto para o aplicativo do zelador (ou porteiro). Assim fica fácil para um entregador conseguir contato com o morador, libera o zelador para continuar suas atividades e nem precisa mais do porteiro sentado o dia todo na portaria.

Mas funciona integrado com o interfone do apartamento?

Sim, é possível que o sistema já instalado no condomínio, com os interfones tradicionais nos apartamentos, funcione integrado com a portaria mobile autônoma. Esta é outra vantagem que permite uma operação simultânea para garantir que o visitante consiga contato com o morador.

Para que opere, esta integração precisa de um equipamento adicional, chamado gateway, que deve ser instalado na central de interfones do seu condomínio. Assim, quando o visitante chama o apartamento, o sistema envia ao mesmo tempo uma notificação para o aplicativo e gera uma chamada para a central de interfones usando o gateway. E o interfone do apartamento toca.

Então acontece o seguinte: o aplicativo toca e o interfone do apartamento toca, ao mesmo tempo. Quando o morador atende um deles, o outro para de tocar. Sim, o sistema é inteligente!

Como Funciona o Acesso dos Moradores na Portaria Mobile?

Os moradores e seus dependentes podem ter diversas formas de acesso, como por exemplo aplicativo, biometria, tag, cartão, QR Code e usuário + senha no teclado, tudo isso integrado no próprio interfone.

Eles podem usar esses meios para entrar a pé ou de carro. Só vai depender do que o condomínio implantar. Falando em entrar com o carro, segue a leitura:

E a Portaria Mobile faz Controle Veicular?

Sim, o condomínio pode ter controle veicular, onde cada morador tem o seu controle remoto e é identificado a cada acesso. Assim fica mais fácil fazer rastreio de acionamentos pois o sistema registra exatamente quem e quando abriu o portão.

Os moradores podem utilizar controles remoto padrão (RF-433MHz) ou então um modelo chamado rolling code, que é anti-clonagem. O sistema também permite integração com placa de controle e leitores de tag veiculares.

Independentemente do meio utilizado para o acesso, tudo fica registrado no sistema: data, hora, meio de acesso e identificação do morador. Assim também você tem a garantia do rastreio das entradas e saídas de carro.

Equipamentos e Recursos Necessários para Portaria Mobile

Para o funcionamento de uma portaria mobile autônoma em um condomínio são necessários apenas um único equipamento – um interfone IP, um aplicativo para celular e internet. Nada mais. O grande diferencial da uTech é que entregamos a solução completa de hardware e software para o condomínio, sem que seja necessário procurar qualquer outro fornecedor ou adquirir outro item.

Entretanto, é possível adicionar outros equipamentos para tornar a solução mais completa e robusta. Veja como melhorar o sistema no seu condomínio:

♦ Interfone IP: além de teclado para os visitantes discarem para os apartamentos, possuem leitores de tag, cartão, biometria e QR Code. Com acesso à internet, o interfone consegue notificar o aplicativo do morador, estabelecendo a comunicação e permitindo a liberação do acesso.

♦ Leitor IP  – nas portas em que os visitantes não vão passar mas o condomínio precisa controlar o acesso, o leitor IP faz a liberação dos moradores. Eles também possuem leitores de biometria, QR Code, tag ou cartão e podem ser integrados aos interfones.

♦ Leitor RF para Controle Remoto: faz controle veicular no portão do condomínio. Esse leitor possibilita cadastrar um controle remoto com identificação de cada morador com anti-clonagem, além de identificar o fluxo de chegadas e saídas de veículos com total segurança.

♦ MCP: esta placa centraliza todo o controle de acesso e permite fazer pequenas automações no condomínio, como acendimento de luzes, controles de lixeiras, exaustores e até nível de caixas d’água . Ela também permite a instalação de antenas de RFID em carros para abertura automática dos portões por aproximação, como é nos “Sem Parar” de pedágios e shopping centers.

♦ Telemetria: quando integrado ao MCP, nossos leitores para telemetria possibilitam acompanhar o nível de água na caixa de água do prédio, o consumo de energia em áreas como o salão de festas, sensores de inundação, presença, temperatura, entre outras métricas em espaços do condomínio.

Aplicativo EasyKey  – Voz e Controle de Acesso no seu Celular

Entre os dispositivos que fazem parte de uma portaria mobile autônoma, o app EasyKey merece uma atenção à parte. Na prática, ele é o aplicativo da uTech acessível pelo celular para controle do atendimento por cada morador. Permite controlar todas as portas do prédio na palma da mão, de onde você estiver. Além disso, é possível tirar relatórios de acesso, adicionar visitantes, restringir horários de usuários e alterar permissões.

Com o EasyKey, cada morador tem um número que pode ser acionado diretamente em um interfone. A tecnologia funciona por push via rede de dados/internet, ou seja, o aplicativo pode permanecer fechado e não consome bateria do smartphone dos usuários enquanto não é usado.

Ao receber a notificação da chamada e fazer o atendimento, o aplicativo exibe o vídeo do visitante através da câmera do condomínio e permite conversa por voz, para mais segurança na hora de liberar o acesso. Ao abrir a porta, o interfone registra o acesso no histórico, que pode ser acessado via aplicativo para facilitar a sua vida.

Veja o aplicativo EasyKey em ação no atendimento a um visitante:

Aplicativo EasyKey

Infraestrutura de Rede no Condomínio

Além dos equipamentos e do aplicativo listados acima, para o funcionamento da portaria mobile autônoma são mandatórios três recursos básicos de infraestrutura do condomínio: acesso à internet, redirecionamento de porta no roteador e uma conta cloud push da uTech.

A internet é simples. A conta na nossa nuvem a gente providencia e ajuda a configurar. Você basicamente precisa correr atrás de alguém para fazer o redirecionamento externo para os aplicativos conseguirem “enxergar” o interfone do seu condomínio.

A Portaria Mobile Funciona com Interfones sem Teclado?

Para quem uma portaria mobile autônoma funcione de maneira plena, é necessário um equipamento básico: o interfone com teclado, para permitir que o visitante digite o número de cada apartamento.

Porém, o sistema pode funcionar com interfones sem teclado. No entanto, eles discam apenas para um local, que pode ser, por exemplo, o aplicativo EasyKey do porteiro, do zelador ou do síndico. 

A Portaria Mobile Funciona com Equipamentos e Softwares de Outros Fabricantes?

A uTech desenvolve e fabrica os interfones que compõem esta solução. Eles funcionam com o nosso aplicativo EasyKey para portaria mobile autônoma. Mas os nossos interfones também podem ser utilizados em conjunto com softwares de outros parceiros, que desenvolveram aplicativos para se comunicar com eles.

O nosso aplicativo EasyKey funciona exclusivamente com os nossos interfones.

Quanto Custa uma Portaria Mobile?

Esta é uma pergunta bastante comum por quem procura conhecer os benefícios de uma portaria mobile autônoma. Para você ter uma ideia, o custo é separado em duas partes: a compra dos equipamentos e a mensalidade do serviço. O valor do equipamento pode variar em função do modelo escolhido e do tipo de gabinete.

A uTech fabrica dois modelos de gabinete: um em plástico injetado preto e outro em gabinete premium de inox escovado.

Sobre a mensalidade: na uTech, por exemplo, para condomínios de pequeno porte, o sistema custa R$ 250,00 por mês para até dois interfones com push. Em uma situação real, caso sejam apenas 20 apartamentos, o custo será de R$ 12,50/mês por apartamento. Já para condomínios de 100 apartamentos, sai por R$ 2,50/mês por apartamento.

Mas e se meu condomínio precisar de mais interfones? Não tem problema, por um pouquinho a mais por dispositivo, você garante a operação completa do condomínio sem sentir muita diferença no seu bolso.

A conta é simples: quanto maior o número de blocos e apartamentos em um condomínio, menor será o custo unitário mensal do sistema por apartamento.

Gostou dos Benefícios da Portaria Mobile e Quer Saber Mais?

Como você pode ver, a implantação de uma portaria mobile em condomínios é um passo importante para modernização da comunicação entre moradores e visitantes, além de uma economia substancial.

Restou mais alguma dúvida sobre portaria mobile? Deixe nos comentários ou entre em contato com a gente!

Atendemos pelo telefone e Whatsapp (48) 3333-4840. Se preferir mandar email, envie para utech@utech.com.br.

Acompanhe mais conteúdo sobre soluções para telecomunicações e segurança para controle de acesso no blog da uTech.

Curta e compartilhe:
fb-share-icon

Leave a comment